Imagem capa - Smash the Cake | Um ensaio que é pura doçura por Deborah Demétrio Fotografia
Para as mamães

Smash the Cake | Um ensaio que é pura doçura

O Smash the Cake, para quem ainda não conhece, é o ensaio em que o bebê, prestes a completar 1 aninho, ganha um bolo inteiro para esmagar, experimentar, se divertir e comemorar, com muita alegria, o seu primeiro aniversário! A ideia surgiu nos EUA, mas já conquistou as mamães, que adoram ver o seu bebê coberto de chantilly e querem registrar essa experiência em lindas fotos e capturar cada reação do bebê ao experimentar um bolo pela primeira vez, ou seja, as caretas, sorrisos, as mãozinhas lambuzadas (e até os pezinhos, em alguns casos! rs). 


As fotos ficam tão fofas e divertidas que acabam sendo usadas na decoração da festa e em lembrancinhas, afinal, quem resiste à tanta fofura com chantilly?   


O primeiro aniversário do bebê é o fechamento de um ciclo de muitos desafios para a família, mas também de muitas conquistas. O bebê atravessa diferentes fases, se desenvolve rapidamente e vivencia muitas primeiras vezes. Os pais, por sua vez, vibram com cada uma dessas pequenas vitórias: o primeiro sorriso, a primeira vez que sentou, o dentinho que nasceu, o dia que engatinhou, tudo é comemorado com muita alegria! Quando vão completar 1 aninho, não poderia ser diferente, os pequenos ganham o seu primeiro bolo e a liberdade de fazer o que quiserem com ele, sem ninguém se preocupar com a bagunça e com a sujeira, porque a intenção é que ele se divirta e se lambuze muito! 


A receita é simples e o resultado não poderia ser mais encantador: Começamos com um bebê lindo, cheio de dobrinhas, com muita curiosidade e vontade de experimentar o novo, adicionamos um cenário elaborado exclusivamente para ele, de acordo com o tema da festa, do quartinho, ou com as cores favoritas, e misturamos com um lindo e saboroso bolo só para ele se deliciar e lambuzar dos pés à cabeça! Impossível não se apaixonar! É, simplesmente, uma delícia ver esses pequenos cobertos de chantilly, enfiando as mãos, os pés, a boca e apreciando cada detalhe dessa novidade, que só tem uma regra: quanto mais bagunça, melhor! 



Muitas famílias têm dúvidas sobre a utilização do bolo, pois sabemos que a recomendação é de que bebês não consumam açúcar antes dos dois aninhos. Nesse caso, oferecemos a opção do Smash the Fruit para os pais que preferem que seus bebês continuem sem experimentar doces. Usamos as frutinhas permitidas pelo pediatra ou nutricionista do bebê e a lambança também é deliciosa! 


Para as famílias que não abrem mão do bolo, podemos assegurar, com base em nossa experiência, que o consumo de açúcar durante o ensaio é mínimo. Na maioria dos casos, os bebês experimentam e estranham o sabor doce, então brincam com a textura da cobertura, batem palminhas, mexem com as mãozinhas e, no fim das contas, acabam ingerindo muito pouco do bolo. 


Mesmo os bebês que caem de boca no bolo, não chegam a consumir nem meia fatia e o bolo fica quase inteiramente preservado. Inclusive, para os que questionam sobre o desperdício de "estragar" um bolo só para o ensaio, garantimos que o bolo nunca é desperdiçado. Retiramos o topo (parte de cima com o chantilly que o bebê esmagou), e ficamos com a base intacta, ou seja, um bolo perfeito para o consumo da família após o ensaio. 


Em entrevista ao site VIX, Mariana Fernandes, a mãe do Antônio, contou a sua experiência no dia do ensaio: “Ele viu o bolo e botou a mão em todo aquele chantilly. Aquilo, para ele, foi a melhor sensação da vida. Ficou todo feliz com a mão suja e colocou o chantilly na boca. Mais do que comer, acho que a sensação de colocar a mão, de apertar aquilo, foi muito mais gostosa!”. Ainda que ele tenha curtido, a primeira reação com o sabor doce foi de estranhamento. “Quando ele deu aquela primeira provada, ele fez a maior careta. A princípio, não gostou. Mas depois adorou e ainda tomou um banho e relaxou!”, acrescentou. Confira a matéria completa aqui


Veja aqui o ensaio completo do Antônio e depois me conta nos comentários se não é uma das coisas mais apaixonantes que existem?


Com frequência, os pais pedem a nossa opinião sobre qual tipo de Smash (Cake ou Fruit) devem escolher e a nossa principal dica é: conhecer o bebê e os seus hábitos. Se o bebê ama frutinhas, tem alguma intolerância ou alergia, ou não gosta muito de se sujar com texturas mais meladas, indicamos o Smash the Fruit. Se o bebê gosta de uma boa lambança, de experimentar coisas novas, não é daqueles que tem "nervosinho" de se melar, e não tem nenhuma restrição alimentar (precisamos estar muito atentos às alergias e intolerâncias), então podem se jogar no Smash the Cake com vontade! 


Em ambos os casos, é importante que os pais não criem expectativas e estejam preparados para qualquer reação que o bebê possa ter. O primeiro contato do baby com o bolo, em um cenário dentro do estúdio ou em locação externa, é imprevisível e, por esse motivo, é fundamental que os pais se mantenham tranquilos e não se desapontem caso o bebê chore ou não tenha vontade de esmagar o bolo. Alguns bebês são mais reservados e estranham a experiência, mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que o ensaio está perdido! Mesmo que a reação não seja a esperada, sempre encontramos uma forma de contornar a situação, de fazer o bebê relaxar e curtir, garantindo muitas fotos lindas. 



Depois de deixar o bebê à vontade para experimentar o bolo, se sujar bastante e brincar com as texturas, toda essa diversão vai deixando o bebê cansadinho e começamos a perceber alguns sinais de que ele não quer mais continuar. Esse é o momento de encerrar o smash e começar um dos momentos mais divertidos do ensaio, o Splash! 


Quando pensamos em splash, imediatamente nos vem à cabeça um monte de água espirrando para todo lado, e é exatamente isso que acontece quando os bebês entram na banheira e começam a brincar batendo as mãozinhas na água! A diversão é garantida, o melado do chantilly vai embora e o bebê fica limpinho, cheiroso e relaxado novamente! 


A hora do banho é uma unanimidade entre os bebês que já fotografamos, até hoje não conhecemos nenhum bebê que não tenha curtido muito o splash! E a  gente também adora se deliciar com as imagens dessa bangunça gostosa! Aproveitem que aqui no estúdio tudo pode. Sujeira de bolo no smash, pode! Molhar tudo no splash, também pode! E a gente AMA! :) 


Os cenários são um capítulo à parte e ocupam um lugarzinho muito especial em nossas vidas! São desenvolvidos a partir da escolha de um tema, uma estampa ou, simplesmente, uma paleta de cores. Utilizamos elementos, texturas, balões, pompons, e o toque final fica por conta do bolo, que entra como personagem principal nessa composição, tornando-se, muitas vezes, o complemento perfeito para o tema proposto. Cada projeto é único e nos dedicamos muito para desenvolver com capricho e exclusividade, e esse é mais um motivo pelo qual temos um carinho especial pelo Smash the Cake, pois nos permite criar cenários elaborados e cuidar de cada mínimo detalhe, desde o design do bolo até a roupinha que o bebê irá usar. Tudo contribui para a imagem final ficar do jeitinho que idealizamos e em perfeita harmonia com as ideias dos pais e com a decoração da festa!


Circo em Candy Colors para o primeiro aninho da Manuela. Bolo lindo da Mania de Cupcake (Instagram: @mdecupcake).


Convidamos vocês a curtirem algumas imagens de ensaios que realizamos e preparem-se para cenas recheadas de muita doçura! 

Espero que tenham gostado das dicas e, principalmente, dessas gostosuras! :) 




Quer fotografar o seu bebê esmagando um bolo lindo? Entre em contato e agende o seu ensaio! ♡