Imagem capa - Smash the Cake | Dicas e orientações para o grande dia!  por Deborah Demétrio Fotografia
Para as mamães

Smash the Cake | Dicas e orientações para o grande dia!


Está chegando o grande dia! O tão esperado Smash the Cake do seu baby está se aproximando e são muitas expectativas! Você, provavelmente, viu um monte de imagens na internet e se encantou pelas imagens lindas de bebês se deliciando com o bolo, se lambuzando e espalhando chantilly por toda a parte. Acredite, eu sei o quanto são apaixonantes e irresistíveis esses momentos e tudo parece sempre tão perfeito nas fotos!


Aqui dos bastidores, posso te garantir que, em um Smash the Cake, nem tudo são flores! Em alguns casos, somente quando chega o dia do ensaio, descobrimos que o bebê não quer experimentar o bolo, não curte se sujar, tem medo do cenário, só quer saber de ficar mexendo nos balões, não quer largar o colo da mamãe ou, simplesmente, não está "no clima" para fotos. Acontece! E se esse for o seu caso, não precisa entrar em pânico, porque nem tudo está perdido


Esse post vai te ajudar a entender que mais importante do que a gargalhada, a pose perfeita ou aquela bagunça toda com o bolo, é a reação única que o seu bebê vai experimentar nesse dia, seja ela um sorriso (ou até mesmo a falta dele, no caso dos bebês mais sérios e tímidos), pode ser uma caretinha e um choro também, que faz parte! No Smash the Cake, o que importa é respeitarmos as características de cada bebezinho, assim como os seus limites, para fazer desse dia um momento muito especial! 


Planejamos com detalhes o cenário, o figurino, escolhemos a melhor data e horário, mas uma coisa não conseguimos controlar, a reação do bebê. Ele vai entrar em contato com um ambiente novo, um cenário cheio de objetos diferentes, uma pessoa desconhecida querendo se enturmar (a fotógrafa aqui! rs), a expectativa dos pais por sorrisos e gracinhas, um monte de estímulos, como chamar para olhar para a foto, mandar beijo, cantar parabéns, bater palminhas... Além disso, vão usar acessórios que não estão acostumados, como saia tutu, suspensório, chapeuzinho, fantasia... E ainda tem o elemento principal: O BOLO, tão importante que merece um parágrafo só para ele. 


O bolo é o momento mais esperado do Smash the Cake, afinal de contas, o que nós mais queremos é que o bebê esmague o bolo com vontade! Para muitos bebês, esse é o primeiro contato com o chantilly, que tem uma textura melada e grudenta. Também costuma ser a primeira vez que provam o sabor doce e têm a possibilidade de se sujar de verdade! Paraíso para uns, uma oportunidade que eles agarram com unhas e dentes (literalmente!! rs), mas para outros, é uma novidade um pouco "estranha" e esses precisam de um tempo maior para se acostumar com a ideia.


Aliás, acho que esse é o segredo: compreender que cada bebê tem o seu tempo e a sua maneira de lidar com o novo, e é exatamente isso o que nos diferencia uns dos outros. Cabe a nós identificar esses limites e respeitar as características de cada um. O Smash the Cake é um momento especial dos bebês, onde promovemos uma experiência única e especial para comemorar o primeiro aninho, que é cheio de conquistas! É um ensaio feito para eles vivenciarem essa novidade e as fotos irão traduzir o jeitinho especial de cada bebê! 



A Clara não estava curtindo muito a ideia de ficar sentada atrás do bolo, que para nós é algo comum e simples, mas para ela era um objeto estranho, que ela não sabia muito bem como interagir. Nesse momento, chegamos a pensar que não conseguiríamos fotografar a Clara com o bolo, pois ela parecia ter medo e ficava incomodada toda vez que colocávamos o bolo na frente dela.



A solução foi tirar o bolo, distrair um pouquinho a Clara com brincadeiras, deixamos ela brincar na cortina (esse momento também rendeu lindas fotos) e, aos pouquinhos, fomos aproximando o bolo novamente, sem que ela percebesse. Repare que tiramos o topo do bolo, porque pensamos que poderia ser esse o motivo dela não estar gostando, mas o fato é que ela não estava com vontade de comer bolo nesse dia, quis mostrar para todo mundo que ela consegue resistir à tentação (rsrs). 


Com muita paciência e jogo de cintura, acabamos conseguindo essa foto, que ficou com a composição perfeita: cenário aparecendo, bolo, pose fofa e bebê sorrindo! Essa foi para deixar mamãe, papai e fotógrafa muito felizes e orgulhosos! 


Observem que a Clara não está interagindo com o bolo, ele estava posicionado um pouco mais atrás, para que ela não percebesse, mas ainda assim temos um lindo registro do Smash the Cake e essa foto acabou se tornando uma das mais especiais para mim, virou até foto de perfil do Instagram! :) 


Para ver esse ensaio completo aqui no site, é só clicar aqui

Olha esse depoimento incrível da mamãe da Clara, que traduz perfeitamente o que é a experiência do Smash the Cake!



Com isso em mente, agora vou dar 5 DICAS IMPORTANTES para minimizar os possíveis obstáculos que podem surgir durante o ensaio:        


1) Conheça o seu bebê e controle as expectativas

Parece simples, mas é importante saber que, provavelmente, ele vai ter um comportamento muito próximo do que você já conhece. Por exemplo, se o seu bebê é tímido, o mais provável é que ele demore um pouquinho mais a se soltar durante o ensaio, mas isso também não quer dizer que ele vai ficar sério e quietinho o tempo todo. Com muito jeitinho, na maioria das vezes, conseguimos driblar as mais diversas situações e eu já vi um bebê tímido chegar todo acanhado e acabarr curtindo o ensaio, o bolo e render fotos lindas e cheias de sorrisos! Mas se isso não acontecer e o seu bebê for do tipo mais sério, não tem problema! Essas fotos também são cheias de significado e carregam as características especiais e únicas de cada bebê. 


2) O estado de saúde é fundamental

Ao menor sinal de um resfriado, nariz entupido, febre na noite anterior ao ensaio, ou caso apresente qualquer sintoma, precisaremos remarcar! Entre em contato para agendar outra data e leve o bebê ao pediatra. Não caia na tentação de tentar fazer o ensaio porque já encomendamos o bolo, ou porque acha que o bebê pode ficar bem na hora da sessão. Por experiência, posso garantir que, além de não ser seguro, o bebê vai chegar ao estúdio indisposto, vai quer colo o tempo todo e não vai curtir o seu momento. O Smash the Cake é cheio de estímulos e que podem provocar muitas sensações e até mesmo estranhamento (o melado do chantilly, por exemplo). No caso de um bebê resfriado, febril, ou até mesmo que tenha tomado vacina na véspera da sessão e esteja apresentando alguma reação, qualquer mínimo incômodo que ele sinta durante o ensaio, será potencializado pelo mau estar físico. Pedimos que respeitem essa regra pelo bem estar dos seus bebês e também porque não podemos nos expor ao risco de contaminação. Em tempos de Covid-19, essa orientação ganha ainda mais força e se estende também aos pais/acompanhantes.


3) Respeite a rotina e os horários do bebê

 Essa dica é especialmente importante na hora de agendar o ensaio. Seguindo a lógica de minimizar os possíveis incômodos, o ideal é marcar um horário que não seja soneca, almoço ou qualquer outro momento importante do dia, para que o ensaio não atrapalhe a rotina do bebê. Na medida do possível, sugiro manter os hábitos normais e marcar a sessão dentro de algum intervalo. Por exemplo: o bebê acorda às 6h para mamar, depois dorme novamente até às 9h, quando acorda super disposto para brincar. Nesse caso, indicaria marcar por volta das 9h30/10h, assim ele teria tempo de acordar, tomar uma mamadeira ou suquinho e vir para o estúdio, sem fome, sono, nada que possa atrapalhar o ensaio. Ou, se o bebê fica mais alegre e disposto na parte da tarde, após a soneca do almoço, nesse caso, agendamos por volta das 15h e as chances dele ficar bem durante o ensaio serão muito maiores! Para garantir ainda mais o descanso, evite visitas, passeios, festas na noite anterior, agitação... Um bebê tranquilo e relaxado é o principal ingrediente de sucesso do ensaio! 


4) Ensaiando para o Smash the Cake

Se o bebê não tem o costume de segurar os alimentos, comer sozinho e se sujar em casa, não podemos esperar que ele vá fazer isso em um ambiente que é estranho para ele, certo? Aproveite a semana que antecede o ensaio para fazer uma espécie de treinamento! Vale usar um bolinho caseiro, de caneca, deixar ele comer frutinhas com as mãos, ou até mesmo, colocar um pouco de chantilly em um pratinho na frente dele e deixar ele brincar e se lambuzar! O importante é ele se familiarizar com as texturas e entender que pode mexer nos alimentos, experimentar e comer com as próprias mãos. Em alguns casos, a participação dos pais é fundamental, pois ajuda o bebê se sentir mais seguro para entrar na brincadeira. Ao ver os pais mexendo e comendo o bolo, na maioria das vezes, o bebê se sente mais estimulado a fazer o mesmo. 


5) Alergia, intolerância e sensibilidade alimentar 

Antes de decidir fazer um ensaio com bolo (Smash the Cake), ou com frutas (Smash the Fruit), é preciso ter certeza que o bebê não tem alergia, intolerância ou sensibilidade alimentar à nenhum dos ingredientes. O bolo que está incluso no ensaio, é de uma confeiteira parceira, que confio muito no trabalho e sei que além de lindo, é fresquinho e seguro. Ele é composto por uma massa de pão de ló, com recheio de doce de leite e cobertura de chantininho. Contém açúcar, trigo, ovo, fermento, leite em pó, glúten e derivados de leite e soja. Além disso, a camada de fora pode ser de chocolate, pode conter pasta americana para a decoração e corante. Caso você precise de um bolo especial, pedimos que traga de casa, pois não nos responsabilizamos por qualquer reação que o bebê possa ter devido ao contato/consumo do bolo ou frutas utilizados no ensaio. Essa, talvez, seja a mais importante orientação de todas até agora. 


Sou apaixonada por essas caretinhas que eles fazem e pela capacidade que tem de se sujarem da cabeça aos pés em questão de segundos! 



Espero que tenham gostado das dicas e fiquem ligados no blog e no meu Instagram para mais novidades!


Quer fotografar o seu bebê esmagando um bolo? Entre em contato por aqui ou no WhatsApp e agende o seu ensaio! ♡