Imagem capa - Ensaio Newborn - Perguntas Frequentes por Deborah Demétrio
Para as mamães

Ensaio Newborn - Perguntas Frequentes





O ensaio newborn (recém-nascido) já conquistou o seu espaço na lista de preparativos para a chegada de um bebê. Entre enxoval, ensaio de gestante, pré-natal e muitos outros detalhes, está a procura por um profissional qualificado para realizar as primeiras fotos do(a) novo(a) integrante da família. 

É importante ressaltar que um bom profissional, especializado em fotografia newborn, não conhece somente as técnicas fotográficas, mas todos os cuidados que esse tipo de fotografia exige, como fisiologia do bebê, reflexos e fases do sono, higienização adequada do ambiente e acessórios, controle de temperatura e umidade, tudo o que é necessário para garantir que a segurança esteja sempre em primeiro lugar. 

Por se tratar de um ensaio extremamente delicado, realizado, em sua maioria, entre os 6-12 dias de vida do bebê, é comum surgirem muitas dúvidas, e foi pensando em responder às principais perguntas enviadas pelas futuras mamães que decidi escrever esse post, para esclarecer cada um dos principais pontos que envolvem a fotografia de recém-nascidos. Se a sua dúvida não for respondida aqui, não se preocupe, basta entrar em contato que teremos o maior prazer em explicar todos os detalhes desse tipo de ensaio, que ocupa um lugarzinho muito especial em nossos corações! 

Assim que o ensaio newborn for contratado, agendaremos a data prevista e você receberá um e-mail com todas as principais orientações para a preparação do bebê para o grande dia, o primeiro ensaio fotográfico do seu modelinho! Será um dia muito especial e cuidaremos de tudo para que essa experiência seja a melhor possível e para garantir que vocês tenham lindas fotos para guardar essa fase maravilhosa para sempre!


Abaixo, as 10 perguntas mais frequentes que recebemos:


1) Quantos dias o bebê deve ter para realizar o ensaio?

O período ideal para fotografar o recém-nascido é entre os 6 e 12 dias de vida, o que não significa que seja inviável realizar o ensaio fora desse período, apenas que alguns fatores podem dificultar o andamento da sessão e a realização de algumas poses. 

Antes dos 6 dias, o bebê e a mamãe ainda estão em fase de adaptação à nova rotina, à amamentação, o que pode tornar o ensaio muito cansativo. Por outro lado, após os 12 dias, alguns bebês já começam a apresentar cólicas e resistência à algumas poses, devido ao desenvolvimento do tônus muscular. Além disso, geralmente, ficam mais sensíveis ao toque e demoram um pouco mais a atingir o sono profundo, o que pode prejudicar o ensaio.
Vale lembrar que cada bebê é único, portanto, realizar o ensaio após o período ideal não quer dizer, obrigatoriamente, que será mais difícil, mas as mamães já devem se preparar para essa possibilidade e não criar muitas expectativas com relação às poses. O ensaio newborn sempre será realizado de acordo com os limites de cada bebê, sem jamais submete-lo a algo que não seja confortável e, acima de tudo, seguro.
Obs: Para bebês prematuros, essa regra não se aplica, já que precisamos aguardar a alta médica e liberação do pediatra para realização do ensaio.

2) Como funciona o agendamento da sessão quando não sabemos a data de nascimento do bebê?

 O planejamento do ensaio, ainda na gestação, é muito importante para garantirmos a disponibilidade de agenda e a reserva da sessão entre o período ideal de 6-12 dias. Tanto em casos de cesariana marcada como em casos de parto natural, trabalhamos com o agendamento da data prevista para o parto. A data de nascimento exata nós saberemos apenas quando o bebê nascer, por isso, pedimos à família que entre em contato, no máximo, no dia seguinte ao parto, para que possamos fazer a reserva e garantir que o ensaio seja realizado no melhor momento para o bebê e a família. 


3) Onde será realizado o ensaio newborn?

 As fotos são feitas em meu estúdio, em Icaraí, Niterói - RJ, em um ambiente preparado com muito cuidado para oferecer todo o conforto e segurança que os bebês e papais precisam. O prédio é residencial e familiar, localizado em um bairro nobre, com estacionamento rotativo próximo e o estúdio fica reservado o dia todo para o ensaio newborn. O ambiente é climatizado com a temperatura adequada para os pais, na sala de espera, e para os bebês, no estúdio, em qualquer época do ano. Uma porta de vidro divide a sala de espera do estúdio, sendo possível manter temperaturas diferentes e, ao mesmo tempo, garante que os papais possam acompanhar o bebê durante toda a sessão.


4) Quanto tempo dura o ensaio newborn? 

A sessão pode variar de 2h a 4h, no máximo. Dentro desse período, recebemos a família, o bebê é amamentado em livre demanda, acalmamos e fazemos o bebê dormir, posicionamos para as fotos, fotografamos em diferentes poses no pufe e em props (como chamamos os cestos, baldes, caixotes que usamos para posicionar o bebê), fotografamos com os pais e irmãos e trocamos as produções (mantas, fundos, cenários). Temos um roteiro, mas como nenhum ensaio é igual ao outro e o tempo final é impossível prever, pedimos que não agendem compromissos ou visitas antes ou depois do ensaio. É importante que os pais estejam disponíveis para não haja ansiedade ou pressão para terminar a sessão em determinado horário e, assim, podermos transmitir tranquilidade ao bebê.  

5) Os avós e padrinhos podem participar do ensaio? 

A sessão é restrita para pais e irmãos (caso tenham), para o que ambiente se mantenha tranquilo e silencioso durante o ensaio. Um ambiente com muitas pessoas, provavelmente, transmitirá agitação para o bebê. Pelo mesmo motivo, pedimos que os irmãos venham apenas no final da sessão, quando as fotos do bebê sozinho já estiverem garantidas. Nesse caso, pode vir a mamãe com o bebê no início e o papai com o(s) irmão(s) no fim da sessão. 


6) Preciso levar roupinhas ou acessórios para o ensaio? 

Não é necessário trazer roupas, nem acessórios. Utilizamos, exclusivamente, os acessórios e roupinhas do nosso acervo, que foram desenvolvidas, especificamente, para a fotografia newborn e são higienizadas de forma especial para recém-nascidos antes de cada sessão. A única coisa que pedimos para trazer são mantas, panos de boca, fraldas descartáveis e lenços umedecidos (caso tenham preferência por marca) e chupeta. 


7) O uso da chupeta é obrigatório no ensaio? Não queremos que o bebê use chupeta.

Recomendamos o uso da chupeta para aliviar o reflexo de sucção dos bebês. A chupeta acalma o bebê e é uma ferramenta importante para o bom andamento da sessão, por isso, pedimos que tragam, mesmo que seja apenas para usar durante o ensaio e descartar após a sessão. O uso durante o ensaio, apenas por alguns minutos, não prejudica ou faz com que o bebê se acostume, mas essa é apenas a nossa orientação, a palavra final sempre será da família. Se o seu bebê ainda não pegou a chupeta, devem trazer mesmo assim, pois usaremos apenas se necessário, em momentos específicos. 


8) Se o bebê estiver gripadinho ou tomado vacina, é possível fazer o ensaio? 

Para a realização do ensaio newborn, é fundamental que o bebê esteja em perfeitas condições de saúde. Se ele estiver com tosse, resfriado ou com qualquer outro sintoma, será necessário remarcar o ensaio, mesmo que ultrapasse o período ideal de 12 dias. A mesma recomendação serve para as vacinas: não é aconselhável realizar o ensaio newborn em bebês que tenham sido vacinados no dia ou véspera da sessão, pois eles podem ficar enjoadinhos e ter alguma reação que prejudique o ensaio, além de ser um incômodo para o bebê, que pode sentir algum desconforto ao ser manipulado. 


9) Pets podem participar do ensaio? 

Infelizmente, cachorros, gatos ou qualquer outro bichinho de estimação não podem participar do ensaio, pois não permitimos a entrada de animais no estúdio. Sabemos o quanto essas fotos podem ser importantes para a família e indicamos que seja realizado um ensaio posterior, quando o bebê estiver maiorzinho, em alguma locação externa ou em na residência da família, pois são registros muitos especiais! 


10) Como é feita a seleção das fotos que serão entregues no pendrive? 

Após a sessão, selecionamos as melhores imagens e criamos uma galeria online, que é compartilhada através de um link e senha de acesso, para que os pais possam escolher as imagens desejadas, as imagens extras, impressões e fotos para incluir no álbum.



Quer fotografar seu bebê nos primeiros dias de vida? Entre em contato com a gente! ♡