Imagem capa - Ensaio Newborn | Como funciona o ensaio por Deborah Demétrio Fotografia
Para as mamães

Ensaio Newborn | Como funciona o ensaio

Um bebê é chamado de recém-nascido nas suas quatro primeiras semanas de vida. Assim que nasce, o bebê tem uma “carinha” que é só dele e que permanece assim por pouco tempo, pois logo ele cresce e começam as mudanças. Você esperou ansiosamente para ver esses detalhes, como é o narizinho, se é cabeludinho, o formato da boquinha, a quem o bebê puxou... Imagina quando ele crescer e puder olhar essas imagens que retratam como ele era nos seus primeiros dias de vida? A fotografia não guarda apenas uma memória, revela detalhes, expressões, sentimentos e é uma herança para as futuras gerações. Uma recordação que não tem preço! E o ensaio newborn é uma forma de reviver toda a emoção de momentos especiais do princípio da vida do seu filho. 


Sabemos que as famílias ficam ansiosas pelo dia do ensaio e, parte dessa ansiedade, se dá pelo fato de não saberem exatamente o que esperar e como funciona a sessão. Pensando nisso, criamos esse post, para ajudar a esclarecer alguns pontos importantes e tranquilizar os pais que ainda não passaram pela experiência de levar o seu bebê para um ensaio newborn profissional.



Diferente do estilo lifestyle (que o bebê é fotografado no ambiente da sua casa, em fotos mais naturais e espontâneas), no ensaio newborn a imagem final possui um cuidado estético detalhado, criado a partir da junção de muitos fatores, como: harmonia de cores, uso de texturas e elementos decorativos, e o posicionamento do bebê. O bebê é fotografado peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que remetem à forma orgânica que ficavam quando estavam na barriga de suas mamães, tudo feito com muito cuidado e atenção aos detalhes das mãozinhas e pezinhos, para que transmitam uma imagem de sono tranquilo e sereno, como se fossem anjinhos dormindo! E alguém duvida que eles sejam mesmo?


É muito importante que o profissional que se dedica à fotografar recém-nascidos tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê, saiba compreender os seus reflexos e limites, e respeite as normas de segurança e higiene orientadas por pediatras e fisioterapeutas. Por isso, certifique-se de que o fotógrafo escolhido tenha feito cursos e workshops na área e seja especializado em fotografia newborn, para garantir que o ensaio seja feito com toda a segurança necessária, especialmente, na execução de poses mais elaboradas, como a pose do sapinho, por exemplo. (Veja na imagem à direita).


Nosso estúdio está equipado para recebê-los com todo o conforto e segurança, indispensáveis nessa fase de vida do bebê. Somos muito cuidadosos com a limpeza do local, dos equipamentos e dos acessórios que entrarão em contato com o bebê, além de controlarmos a temperatura e umidade para que estejam ideais e confortáveis para o recém-nascido. Nossa atenção integral é dedicada ao bebê, para podermos entender as suas reações e vontades durante o ensaio, e reconhecer os seus limites. Além disso, os ensaios sempre são feitos com assistente, assim conseguimos posicionar o bebê com segurança e, enquanto uma fotografa, a atenção da outra está totalmente no bebê, para que qualquer movimento ou reflexo seja contido e para acalmá-lo sempre que precisar. Para nós, a saúde e o conforto do bebê está em primeiro lugar.

Agora, vamos falar um pouquinho sobre o passo a passo do dia do ensaio e explicar como as coisas acontecem, por etapas: 


1) Chegada no estúdio: Quando vocês chegarem, o estúdio já estará higienizado, com as produções separadas de acordo com as respostas do questionário e o ambiente climatizado, sendo resfriado na sala de espera (para maior conforto dos pais), e aquecido, ou em temperatura ambiente (nos dias mais quentes), na área reservada para a fotografia. 


2) Preparação do bebê: Em seguida, deixamos o bebê sem roupa, apenas com a fralda e enroladinho na manta para que seja amamentado. Nesse momento, é importante garantir que o bebê mamou bastante e está satisfeito, prontinho para dormir. Vale cantar e conversar com o seu bebê para fazer ele relaxar, pois a intenção é que ele durma e atinja um sono profundo, ideal para o bom andamento do ensaio. 


3) Fotografando o bebê: Depois que o bebê mamar à vontade e estiver totalmente saciado, pegamos o bebê no colo para iniciar a sessão e, a partir daí, ele será posicionado no pufe, nos props, colocaremos roupinhas e ele será manipulado para deixarmos tudo perfeito para a foto, mas sempre respeitaremos seus limites e vontades. Colocamos o bebê em várias posições: pose de bundinha, de barriga para cima, taco, coala, sapinho, entre outras. Caso o bebê não aceite alguma delas, não forçaremos e faremos somente as que ele permitir. Enquanto estivermos posicionando e fotografando o bebê, os pais podem acompanhar o ensaio, pois temos uma porta de vidro que divide os ambientes e permite a visualização de todo o processo.  


4) Pausas e Recomeços: Seguimos na etapa mais demorada do ensaio, o momento que requer mais tranquilidade e paciência, nossa e dos pais. Os cliques, em si, são rápidos, mas a transição das poses pode acabar acordando o bebê, ele pode fazer xixi ou cocô e precisaremos trocar toda a produção previamente escolhida, ele pode sentir algum desconforto como gases e não conseguir dormir profundamente, pode sentir sede e vontade de mamar, enfim, são vários fatores que fazem com que o ensaio newborn seja lento e muito delicado. Sempre que o bebê precisar parar para trocar a fralda ou mamar, nós faremos uma pausa e vamos esperar o tempo necessário para recomeçar. A sessão newborn é longa por conta de todas essas fases e pausas, dura em média 3-4 horas. Por isso, é importante enfatizar: precisamos ter calma e paciência, pois o tempo e ritmo da sessão é dado pelo bebê. Aproveitem para descansar e curtir esse momento de quebra na rotina cansativa dos primeiros dias de vida do bebê! 


5) Fotos com os pais e irmãos: Ao encerrarmos as fotos com o bebê sozinho, faremos as fotos com os pais e irmãos. Para que as crianças (irmãos mais velhos) não fiquem impacientes com toda a espera e demora do ensaio, pedimos, sempre que possível, que venham a mamãe e o recém-nascido antes e, ao final da sessão, o pai (ou algum acompanhante) com os irmãos mais velhos. 


Ao confirmar a reserva do ensaio, você receberá um questionário com perguntas importantes para que a gente conheça melhor os gostos de cada família e possa planejar um ensaio bem especial. Em seguida, enviaremos as orientações para o ensaio newborn, com dicas e sugestões para que o dia do ensaio possa fluir da melhor maneira possível. Pensamos em todos os detalhes para fazer com que essa primeira experiência fotográfica seja segura, calma e inesquecível para que vocês possam guardar para sempre as lembranças dessa fase tão especial da vida dos bebês e, também, uma recordação agradável desse dia que passaremos juntos registrando cada detalhe do seu bebezinho, com muito amor e dedicação!


Durante o sono leve, um dos reflexos do bebê é o sorriso, e adoramos quando estamos prontas para registar esse momento encantador!


Espero que tenham gostado! Em breve, voltarei com mais informações sobre o ensaio newborn! 

Com amor,


Quer fotografar o seu bebê nos primeiros dias de vida? Entre em contato e agende o seu ensaio! ♡